domingo, 31 de maio de 2009

“O Ser Humano vive para procurar em si as Grandes Falhas da Natureza”

Francisco Varatojo explica porque é que beber leite não é fundamental para a nossa Saúde.

A grande maioria das pessoas acredita que beber leite é fundamental para a sua alimentação. No entanto, algumas pessoas já se questionam acerca dessa «verdade absoluta». Francisco Varatojo é um deles. Resta-nos compreender o porquê. Que mal nos faz o leite à saúde? Quando leite devemos beber?

Francisco Varatojo possui uma vasta experiência na área Macrobiótica, é Director do Instituto Macrobiótico de Portugal sendo actualmente cronista do jornal Sol e professor convidado da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian.

Entrevista com Francisco Varatojo
Director do Instituto Macrobiótico de Portugal

Francisco, é verdade que é bom beber leite em todas as refeições e sobre todas as formas como ouvimos dizer várias vezes?

Não devemos. Nós somos mamíferos e como qualquer mamífero devemos beber leite, mas o da nossa espécie e até à idade do desmame.

O leite da vaca é muito bom para os bezerros, o leite da cabra é muito bom para os cabritos e o leite humano é muito bom para os humanos. Na minha opinião, nós andamos sempre à procura nas falhas da Natureza, sempre em busca dos nutrientes de outras espécies que poderiam colmatar falhas nossas, e isso para mim é um pouco estranho. Devemos beber leite enquanto precisamos dele e enquanto isso nos trás benefícios. Isto acontece enquanto o bebé tem de mamar. A certa altura o leite materno acaba e acaba também a nossa necessidade de beber leite. A partir daí passamos a inserir na alimentação do bebé outros alimentos, os sólidos. Nenhum animal consome leite depois do desmame, apenas os humanos.
E repare bem, a maioria da população é intolerante à lactose. Estes povos não bebem leite e são os que têm taxas menores de osteoporose e quebras ósseas! É o caso dos asiáticos e dos africanos.

O que podemos comer que seja mais benéfico que o leite?

Tudo! Tudo o que não seja carne, açúcar e lacticínios *risos*

Mas para aquelas pessoas que não conseguem conceber a ideia de deixar de beber lacticínios, ou porque gostam ou porque acham que se não consumirem lacticínios vão ter faltas de cálcio e nutrientes importantes, o que devem consumir em vez do leite?
Por exemplo, pela manhã, como pequeno almoço. Iogurte?


Eu compreendo isso porque tudo na sociedade está estruturado para pensarmos assim. Não está provado que o leite previna a osteoporose, há até muitos estudos que indicam o contrário e há poucos que comprovem que de facto seja verdade.
Há mesmo vários estudos que indicam que a proteína animal faz com que o corpo (os rins) excretem o cálcio consumido. Uma vez que o leite está repleto de proteína animal, estamos a beber leite a pensar no cálcio para que devido ao mesmo acto os nossos rins deitem fora o cálcio que nós consumimos.
O iogurte natural é de facto um alimento melhor que o leite, uma vez que não só é melhor tolerado mas também é fermentado e isso já evita o consumo das dezenas de antibióticos que vários testes de laboratório encontram no leite pasteurizado.
Os alimentos mais importantes a consumir pela manhã são os vegetais, o pão e cereais. O pão e os cereais são bons alimentos porque contêm cereais e hidratos de carbono que é coisa que o leite tem muito pouco. Aliás, é bom dizer que o leite é constituído por proporções de nutrientes que não são as indicadas para o homem. Contém poucos hidratos de carbono (a nossa gasolina, aquilo que faz o nosso cérebro funcionar e nos dá energia) e muita gordura saturada, que é algo muito prejudicial para a nossa saúde e que é pouco comunicado.

Então andamos a consumir leite pensando que suprimos todas as necessidades que temos de nutrientes e cálcio para vivermos fortes e não termos osteoporose e se calhar não é bem assim.

Para nos mantermos saúdaveis e evitarmos a osteoporose precisamos de ter uma alimentação equilibrada e de fazer exercício. É claro que muitas pessoas podem viver sem grandes problemas consumindo leite todos os dias, mas o que digo é que não vão estar completamente saudáveis.
E beber leite e ir para o sofá é quase igual a ter no futuro osteoporose. Há toda uma relação obrigatória entre o cálcio, a sua absorção e da vitamina D com o sol, o exercício físico e uma alimentação rica em legumes, frutas e vegetais. Sem isso, de certeza que não vamos prevenir a osteoprose, mais provável é mesmo estarmos a trabalhar para ela.

É verdade que se consumirmos demasiado leite podemos criar doenças relacionadas com o colesterol, cancro e diabetes tipo 2?

Há muitos estudos que dizem que sim e desconheço algum que diga que não.
Estes estudos comprovam sim que o consumo de leite de vaca está associado ao aumento de colesterol, uma vez que o leite contém muitas gorduras, que ainda por cima são saturadas e que são as piores que existem. Não compreendo porque é que nunca ouvimos falar disso nos media, quando ouvimos tanta coisa sobre alimentos que fazem mal.
Nestes estudos encontraram-se também relações fortes com alguns tipos de cancro como o dos ovários e o da próstata e com a diabetes tipo 2. Isto acontece inclusivamente nas crianças, o que é muito preocupante.

É verdade que as pessoas que são intolerantes à lactose perdem essa intolerância bebendo mais leite? Li esta informação num site de uma marca conhecida de leite e achei estranha a informação.

Não conheço estudos que digam que sim. Sei que isso não será verdade para todas as pessoas, é possível que resulte nalguns casos mas na minha opinião isso poderá até ser prejudicial para a saúde da pessoa, uma vez que o corpo possivelmente se irá adaptar de alguma outra forma para poder conseguir digerir o leite.

Então que método devemos adoptar? Quanto leite podemos beber por dia então?

Na minha opinião nenhum. O nosso organismo deixa de precisar de leite depois do desmame e depois disso não precisamos de beber quaisquer copos de bebida branca todos os dias, precisamos sim de manter um estilo de vida saudável.

E substituímos o leite por que alimentos?

Como eu disse, nós não precisamos de substituir o leite de vaca por leite de soja ou por qualquer outra bebida branca. Simplesmente não precisamos dessa bebida branca por dia. Precisamos sim de ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício. Eu bebi muito leite em criança e isso fez-me muito mal à saúde na altura, pois era intolerante à lactose. O facto de ter insistido tanto nunca me fez deixar de ser intolerante, apenas me trouxe problemas e há muito tempo que não bebo leite nem outros lacticínios e estou saudável. Os meus filhos nunca beberam leite e são saudáveis.

Mas a comunicação social diz-nos tanto que precisamos de leite para ser saudáveis, como é que deixamos de beber leite e ficamos bem? Porque é que não nos dizem para comer vegetais, fazer desporto, etc? Porque é que nos dizem que basta beber leite para termos todos os minerais, vitaminas e nutrientes que precisamos para nos manter saudáveis e alimentados?

Veja bem, é preciso ter em atenção quem envia estas mensagens. Normalmente são pessoas/organismos com interesse no leite. E depois é tudo uma questão de lucro, o comércio do leite é muito mais lucrativo que o dos legumes.

Tudo o que diz parece fazer sentido, mas como é que nunca ouvimos falar disto, que publicações credíveis existem sobre o tema?

Um exemplo credível que lhe posso dar, entre outros, são os livros “Food Revolution” e “Diet for a New America”. Irá reparar que o autor é Jon Robbins, que curiosamente é o dono da cadeia Baskin and Robbins * risos*

2 comentários:

  1. Eu tenho uma colite e ha uns tempos o médico sugeriu, deixar o leite e derivados. Por minha iniciativa, substitui a bebida de soja pelo o leite nos cereais de manhã. Como legumes e saladas, sopas com regularidade, mas como tenho problemas nos ossos tenho medo que fique com carências de calcio. Acha que é suficiente ou sugere alguns alimentos especialmente ricos em calcio, quais?

    ResponderEliminar
  2. Еu geгalmente nãо сomentar em blοgѕ, mas seu artigο me
    obrіgaram a, incrível trabalho.
    Feel free to surf my web-site : simpatia para arrumar namorado

    ResponderEliminar