quinta-feira, 28 de maio de 2009

Educação para o copo no chão

Opinião


As Semanas Académicas são a celebração máxima do estudante universitário. Durante dias a fio, os estudantes largam os livros e festejam aquele que muitos consideram o melhor período das suas - ainda curtas - vidas. A cerveja é a bebida mais popular. Dezenas de barris são essenciais na barraca ou no carro alegórico de cada curso ou faculdade. As principais marcas cervejeiras do país lutam por conseguir os direitos sobre as Queimas das principais cidades universitárias do país. As marcas vencedoras oferecem os brindes que vão desde as t-shirts ao indispensável copo de plástico, o desestabilizador.

No final de cada noite acumulam-se às centenas, até milhares nos maiores eventos. Cada um tem poucos minutos de fama. Menos do que os 15 que Andy Warhol disse que cada humano deveria ter, mas estamos a falar de copos de plástico. A sua utilização chega a durar apenas segundos. A culpa é daquele tipo mais entusiasmado com a banda cujo nome ocupava a letras garrafais o bilhete que dá entrada no recinto. Entornou-nos o copo. A violação deste espaço com bocadinhos de plástico com as palavras Super Bock, Sagres ou Tagus gravadas continua. Alguns deles passaram pelas mãos do tal tipo entusiasmado. Demasiados para uma pessoa só. Uma minoria insignificante na família dos copos atirados para o chão.

Prevenção contra este comportamento seria infrutífera. Caixotes do lixo seriam ignorados nestes locais invadidos por uma multidão com dificuldades em se deslocar. Proibir a venda de bebidas nas Semanas Académicas é utopia.

A atribuição de um preço, por mais que simbólico, faria os despreocupados estudantes em festa - cujos trocos contados são uma imagem de marca - pensar duas vezes antes de abandonar o seu copo. Reutilizar seria o novo verbo a conjugar. Limpo, o adjectivo objectivo. Poluição, o substantivo a abater. Afinal, a Semana Académica é a festa da Universidade, cujo objectivo primordial é educar para a cidadania.


Luís Soares

1 comentário:

  1. Hmmm.. Gosto da forma como pensas e sentes o que esta' 'a tua volta.
    Escreves bem, e facilmente. Nunca fui 'a Queima, mas consegui la' estar com estas descrições que fizeste! 'E qualquer coisa como a loucura dos estudantes!
    Gosto como te focas no ambiente e destacas algo que te tenha chamado a atenção. Gosto dos jogos que fazes com as palavras. Gosto como terminas o texto, ja' que a 'ultima frase regressa parao teu título. Está muito bem articulado por entre toda essa fluidez com que escreves.
    Já és um escritor, percebes?! Gosto!
    Biju da Ni!

    ResponderEliminar