sábado, 30 de maio de 2009

Adulto + Leite ≈ Saúde

É crença geral de que é o alimento perfeito.
Existe até uma campanha nacional que diz que “nada o substitui”.
Será verdade, ou mito?

Depois da infância devíamos continuar a beber leite? A Osteoporose é afastada com o consumo constante de leite? Será que este movimento “leite sempre” promove hábitos realmente benéficos para a nossa saúde?

Foi com estas dúvidas (que ao que parece são pouco faladas no espaço público) que fui à procura da resposta. Isto porque um dia destes abri uma revista da área de saúde e bem-estar e vi uma nutricionista a mencionar que o leite era como outro alimento qualquer, imperfeito e a ser consumido com conta, peso e medida, principalmente na idade adulta.Durante toda a vida ouvi que o leite é o bem essencial. O leite tem cálcio, o leite tem água, o leite alimenta mais do que qualquer outro alimento, o leite é bom para os dentes, para os ossos, para os pequenos, para os grandes, para os avós e para os adolescentes. O leite, no fundo, é sempre comunicado como sendo o alimento perfeito: com as melhores vitaminas e minerais que o corpo precisa. Esta é uma campanha muito bem montada, nenhum leigo na matéria vai alguma vez duvidar e é certo e sabido que a grande maioria da população acha que vai combater a osteoporose bebendo leite (pensam as senhoras na idade da menopausa: “Para que é que hei-de andar, fazer ginástica e comer vegetais se tudo o que preciso para estar bem de saúde e prevenir a osteoporose é o leite? E eu bebo tanto!”).A única coisa que não nos dizem é que beber muito leite (e para algumas pessoas até simplesmente beber leite) também faz mal. Nunca nenhum anúncio de televisão diz isso. É, no entanto, muito fácil de compreender quando nos explicam que o leite tem muita gordura e isso não é bom para o colesterol. É de pensar também quando vemos quem publicita o consumo do leite: Sociedades Produtoras de Leite, marcas de leite e lacticínios, etc.

A intenção não é lançar o pânico, nem tão pouco agredir as produtoras de lacticínios. Mas a verdade é que é necessário alertar para o facto de ser necessário dizer a verdade completa, informar com qualidade. E a verdade pode não ser aquela que nos bate à porta todos os dias.

Fui ao motor de pesquisa para procurar mais informações acerca do tema. Encontrei os mais variados testemunhos, desde sites vegetarianos a nutricionistas e artigos de opinião. Todos diziam que beber leite pode trazer vários problemas para a saúde e que não é suficiente beber leite para ver supridas as nossas necessidades diárias de nutrientes.

Li também um documento em inglês que dava todas as razões, muito consistentes por sinal, de que não somos animais para beber leite depois da infância. Entre elas estavam o facto de termos dentição herbívora/frutífera, de o nosso sistema digestivo ser longo e por isso estar preparado para digerir alimentos rapidamente processáveis (como as frutas e os vegetais) e não alimentos animais porque criam bactérias (e por isso os leões têm sistemas digestivos muito rápidos), e o que me convenceu mais: Segundo o Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa (CNAM), da conhecida marca de lacticínios portuguesa, 70% da população mundial tem intolerância à lactose e a grande maioria das pessoas começa a deixar de produzir a lactase (a enzima que digere a lactose) entre os 5 e os 6 anos de idade. O que é mais interessante notar é que esta informação aparece quando a mimosa lança o seu novo leite “Bem Especial 0% Lactose”.

Há algum tempo, uma nutricionista explicou-me que a intolerância à lactose não é o mesmo que uma alergia. Há várias pessoas alérgicas a alimentos bons para a saúde e há também quem o seja à lactose, ainda que numa percentagem muito reduzida. A intolerância é completamente diferente e um sinal bastante forte de que se calhar o leite não é afinal o alimento primordial. Porque se 70% da população mundial é intolerante à lactose, dá que pensar. Ora se perdemos progressivamente a lactase, como é que vamos digerir o leite? Percebi que deve então ser essa a razão porque fico mal disposta depois do pequeno-almoço. No entanto, a mesma marca sugere no seu site várias formas de contornar este “percalço”: Beber mais leite para assim fabricar mais bactérias no intestino e assim recuperar a tolerância à lactose “da forma menos dispendiosa e mais simples possível”; beber produtos lácteos com baixo teor de lactose ou mesmo sem lactose; optar por leite com chocolate e iogurtes pois estes apresentam maior taxa de tolerância e, por fim, tomar cápsulas de lactase diariamente para assim conseguir digerir o leite. E fica-me uma dúvida, pendendo como um ponto de interrogação em cima da cabeça: Então eu vou tomar comprimidos para poder digerir o leite?

Desde quando é que deixou de vigorar aquela “lei” do corpo humano que diz que o corpo humano rejeita o que não lhe faz bem? Desde quando é que se tornou aceitável tomar remédios para poder comer coisas? Nesse caso não deve faltar muito para vermos todas as pessoas, mesmo as que não têm diabetes, a tomar insulina para poder comer mais doces do que deve! E não menos importante, será que é lógico e verdadeiro que beber mais leite quando se tem sintomas de intolerância (cólicas abdominais, diarreia, náuseas, vómitos, sensação de enfartamento) vai tornar-nos tolerantes? Vários estudiosos chegaram já à conclusão que o consumo de leite pode levar a vários problemas de saúde, desde o acne (e andam os jovens a cortar no chocolate porque lhes faz borbulhas), a diabetes tipo 2, o cancro da próstata, da mama e dos ovários, rinites e sinusites, doenças do foro imunitário, até ao colesterol e, imagine-se, não tem vindo a ser associado à melhoria da osteoporose!Segundo o Director do Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP), Francisco Varatojo, professor convidado da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian e orador de várias palestras e seminários em vários locais do mundo, os países com maior percentagem de consumo de leite (Finlândia, Suécia, Estados Unidos da América e Inglaterra) são precisamente os países do mundo com maiores índices de osteoporose per capita.

Curiosamente, os povos mais intolerantes à lactose (os asiáticos, que o são entre 95% a 100% e não consomem leite depois de deixarem o leite materno) são os que têm menor taxa de prevalência de cancro da mama, da próstata e dos ovários, sendo a proporção de 1 para 10 000 (no Reino Unido a proporção é de 1 para 12).

Segundo Francisco Varatojo, o leite nem sequer é o alimento com maior percentagem de absorção de cálcio e uma caminhada diária de 30 minutos diários pode ser o suficiente para evitar a osteoporose.

Exemplo:
Percentagem de Absorção de Cálcio
Couve de Bruxelas - 63.8%
Brócolos - 52.6%
Rama de nabo - 51.6%
Couve - 50%
Leite de vaca - 32%
Fonte: "American Journal of Clinical Nutrition"

Existem ainda outras fontes que dizem que é o leite que vemos no supermercado é perigoso para o nosso organismo e que, para o evitar, deveríamos beber leite biológico. Isto porque, segundo Robert Cohen, escritor do livro “leite: Alimento ou Veneno?”, tudo aquilo que nos disseram sobre o leite não passa de uma mentira. Um copo de leite está, segundo o autor, repleto de gordura (mesmo que diga que tem pouca), bactérias, antibióticos e colesterol. O autor chega mesmo a igualar um copo de leite a três fatias de bacon. Ainda segundo Robert Cohen, às vacas produtoras de leite é administrada uma hormona de crescimento denominada de rBGH (Recombinated Bovine Grouth Hormone), hormona esta aprovada pela Food and Drug Administration (FDA). Esta hormona provoca depois várias infecções nos animais (mastites) que têm, por isso, de receber doses muito altas de antibióticos.

Segundo José Peixoto (Homeopata, autor do livro “A Questão do Leite”) esta hormona provoca um aumento de uma substância que é conhecida como sendo provocadora do aumento das probabilidades de se desenvolver cancro, o IGF-1. Esta substância é resistente à pasteurização. Quando o leite é tratado para seguir para os supermercados como “Leite UHT”, o processo de pasteurização e homogeneização, perde a grande maioria dos seus nutrientes bons (a lactase para digerir o leite – que o leite com chocolate possui devido ao cacau – e a fosfatase que permite a maior assimilação do cálcio). Por essa razão, na opinião de José Peixoto, o leite deveria ser consumido apenas quando é de proveniência biológica e nunca aquele que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

Segundo Francisco Varatojo (IMP), no nosso século vivemos preocupados com a nossa saúde e o que comemos. Cortamos na carne vermelha, na fast-food, no café, nos fritos, nas gorduras e nos doces, mas ninguém põe em causa o leite. Ninguém põe na balança o poder que o leite tem de fazer mal ao ser humano, apesar de mais nenhum mamífero ingerir leite depois de deixar o leite materno. Em parte, isso é devido à enorme força das campanhas publicitárias e informativas que circulam desde sempre nos órgãos de comunicação social. Ao que parece, para o século XXI o alimento estratégico é o leite. Não a água, não a alimentação saudável, não os vegetais, mas o leite.

Alguns problemas do leite segundo Francisco Varatojo:
Gorduras Saturadas:
A gordura presente nos lacticínios é gordura saturada, responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos que está na origem da maioria das doenças cardiovasculares modernas.

Cancro da Próstata:
Os homens que bebem 2 ou mais copos de leite por dia têm mais do dobro das hipóteses de desenvolver cancro da próstata avançado ou com metástases do que aqueles que não bebem leite nenhum.

Antibióticos:
Nos Estados Unidos, a vasta maioria dos antibióticos é utilizada nos animais e não em pessoas.

Cancro nos ovários:
Um número significativo de estudos apontam para a hipótese de o cancro nos ovários estar ligado ao consumo de produtos lácteos e apesar de tais estudos não serem conclusivos, a ligação parece ser demasiado forte para não ser considerada.

Já o leite materno é um importante alimento, que nenhum bebé deve deixar de consumir. Isto porque possui todos os nutrientes, gorduras, vitaminas e minerais que a criança (e qualquer outro mamífero) necessita para crescer saudável nos primeiros meses da sua vida. No entanto, o mesmo parece não ser verdade depois. Tal como todos os outros mamíferos, o leite materno acaba precisamente quando deixa de fazer falta à criança. A partir daí, ela deve seguir para os alimentos sólidos.

Nenhum mamífero bebe leite depois de ser desmamado e muito menos bebe leite de outra espécie. No entanto, todos nós reagimos com repugnância se nos for sugerida a hipótese de beber leite humano.

Nos filmes e séries de televisão vemos várias vezes homens acabados de ser pai que vão ao frigorífico beber um copo de leite, cuspindo-o mal a mãe da criança o avisa de que está a beber o leite materno, e nós, espectadores, acompanhamos a cena com uma careta.

Curioso, não?

7 comentários:

  1. Boa tarde! Por favor podia linkar qual o documento que leu em Inglês com os motivos para não se beber leite?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Claro!

    Robert Cohen:
    http://www.youtube.com/watch?v=tYpafipJyDE
    http://www.naturalnews.com/Robert_Cohen.html
    http://www.notmilk.com/
    http://www.scribd.com/doc/2212957/Robert-Cohen-LEITE-Alimento-ou-Veneno-Editora-Ground-354-pag

    Livros:
    * “Eat, Drink and Be Healthy” – Walter Willet
    * “The China Study” - T. Colin Campbell , Thomas M. Campbell II, entre outros.
    * "Leite: Alimento ou Veneno" ("Milk, the deadly poison") - Robert Cohen

    Neste momento não lhe consigo dar todos os links porque não estou com o meu portátil, mas pode começar por ler os textos escritos pelo Dr. Francisco Varatojo em http://www.e-macrobiotica.com/artigos_e_multimedia/artigos/alimentacao/

    O Dr. Francisco conhece vários estudos da área e escreveu na página do IMP (do qual é Director) dois artigos sobre lacticinios com base nesses estudos. Escreve actualmente no jornal Sol também.

    Caso necessite de mais informações, não hesite em contactar-me!

    Obrigada,
    Lara Ribas

    ResponderEliminar
  3. Tem também outro livro que cito no texto:

    José Peixoto - “A Questão do Leite"

    ResponderEliminar
  4. Olá de novo! Venho também aqui pedir desculpa pelo grande mal entendido.

    Acho que da sua parte houve um certo exagero, mas ainda assim a compreendo.

    Claro que acho que se a minha intenção fosse de facto o plágio não poria no meu texto dois links para os seus artigos e de certeza absoluta que faria um melhor trabalho de copy paste em vez daquele texto que não prima pela união de conteúdo que apresentei.

    De qualquer modo considero que aprendi uma lição e não tornarei a repetir o meu erro.

    E muito obrigado pelos novos recursos que me mostrou.

    ResponderEliminar
  5. Meu pai tem 83 anos e bebe todos os dias 2 copos de leite. Essa historia que leite faz mal para os adultos, è ficticia... Eu tenho 48 anos e bebo quase 1 litro de leite por dia. Meu colesterol è sempre 139.

    ResponderEliminar
  6. Então o problema do leite é so a lactose, não teria nenhum outro problema?

    ResponderEliminar
  7. O Meu avô sempre fumou e hoje tem 87 anos e continua a fumar (desde os 13 anos) (1 maço por dia desde os 13 anos ) e leite?? nahh, vinho sim bebe também serca de 1 lt por dia..
    Beber alcool e fumar suponho que não seja saudavél.

    ResponderEliminar