quinta-feira, 5 de março de 2009

A Evolução de Darwin [FOTO-REPORTAGEM]

Por: Luís Soares e Susana Ferrador

Quando pensamos em Darwin pensamos imediatamente na Teoria da Evolução das Espécies...

que, há 150 anos escreveu o livro que prova que tanto a fauna como a flora não permaneceram imutáveis desde a sua criação.

No ano que comemora o bicentenário do nascimento deste cientista, A Evolução de Darwin, a exposição que tem lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa...

conta com inúmeras curiosidades sobre o naturalista britânico como a primeira reconstituição tridimensional do cientista enquanto jovem, a observar um insecto.

Réplica do Beagle, o navio no qual durante 5 anos, o jovem Darwin deu a volta ao Mundo.

Referência a John Stevens Henslows, professor de botânica e especialista em besouros que viria a tornar-se tutor de Darwin. Tradução: "Sem Henslows, não haveria Darwin".

A exposição conta com espécies de animais, disponibilizados pelo Jardim Zoológico de Lisboa, que Darwin terá visto na sua viagem.

Entre estes, contam-se as Piranhas Characiformes, que quando ameaçados podem custar uma boa parte do corpo de outra espécie, incluindo um dedo humano em apenas uma mordedura.

Jibóia, de todas as espécies de Boas, é a melhor adaptada a uma grande diversidade de habitats...

No entanto, é das que demonstra menos afinidade com ambiente aquáticos, sendo terrestre e arbórea.

Vive desde o Norte do México até à Argentina.

Mico-leão-dourado, o maior do Calitricídeos. Protege-se das ameaças avisando o grupo através de 17 vocalizações distintas.

A população total em estado selvagem estima-se em apenas 1000 indivíduos.

Extremamente sociáveis, os Suricatas vivem em grupos familiares de 10 a 15 elementos em que as tarefas são distribuidas por todos e de forma quase rotativa.

Um dos elementos encontra-se sempre de sentinela, erguido sobre as patas traseiras e a farejar o ar. A hierarquia estabelecida no grupo é tão levada a sério que é frequente a expulsão dos elementos que não a cumpram.

Lagarto-dragão ou "lagarto-barbudo" devido à bolsa com escamas espinhosas que possui na zona da garganta que se pode expandir , dando a ideia de uma barba.

Tartaruga-leopardo-africana a espécie cujos machos se distinguem por uma emitirem uma vocalização muito característica durante o período de acasalamento, ao invés de protagonizarem lutas entre si ou agressões às fêmeas, como é comum entre tartarugas.

Parte do mapa da viagem de Darwin. Curiosamente as primeiras e últimas paragens da viagem do Beagle foram realizadas em solo português. Ilha Terceira à ida e Cabo Verde no regresso.

Réplica do quarto de Darwin a bordo do Beagle.

Figuras de mais animais que inspiraram A Teoria da Evolução das Espécies.

A única figura da exposição feita a partir de um animal embalsemado.

Gliptodonte, Gigante de Armadura: um dos mais espectaculares testemunhos encontrados pelo bicentenário naturalista foi a "armadura de um animal semelhante a um tatu, o interior da qual... era como um enorme caldeirão".

Nesta exposição também podemos encontrar cartas escritas pelo próprio Darwin...


algumas delas tão curiosas como esta onde após a ter dividido ao meio, escreveu os prós e os contras que poderiam advir de um casamento com Emma Wedgwood. A união de facto acabou por se concretizar.

Metáfora da Teoria da Evolução das Espécies, com um macaco vestido.

Escadas do Código Genético apresentado pelo cientista que na exposição tem um escorrega que permite aos miúdos descer pela Síntese de Proteínas.

Espaço onde os mais novos podem escrever uma carta ao Darwin. As melhores da semana são expostas.

A visita termina com um quadro que retrata uma das imagens mais conhecidas do homenageado por esta exposição que termina a 24 de Maio.

3 comentários: