domingo, 8 de março de 2009

Em 30 minutos, adeus fracturas!

As doenças relacionadas com o envelhecimento humano têm vindo a ser alvo de inúmeras investigações médicas nas últimas décadas. O colesterol, a osteoporose e os efeitos negativos da menopausa são algumas das doenças que preocupam os portugueses, especialmente aqueles com mais de 50 anos.

A osteoporose é uma doença que causa um enfraquecimento dos ossos, levando a que estes deixem de estar preenchidos e formem uma rede. Atinge uma grande percentagem da população mundial.






O enfraquecimento dos ossos tem como consequência a perda de massa óssea em todo o corpo mas uma das grandes preocupações é a pressão óssea que provoca na coluna e que leva a que qualquer movimento brusco provoque uma fractura na mesma. Uma queda, um espirro e um esforço para pegar numa criança bastam para que o osso ceda à pressão e parta.

Estas fracturas limitam fortemente a vida dos doentes, tornando impossíveis as tarefas mais simples do dia-a-dia como andar, sentar, deitar, comer e subir escadas.

Surgiu em 1998 a cirurgia que resolve este problema, a cifoplastia com balão. Um procedimento minimamente invasivo, simples, de recuperação rápida e eficaz. A operação pode ser feita com anestesia geral ou local, dura cerca de 30 minutos e caso tudo corra bem o paciente poderá deixar o hospital no dia seguinte.

Com esta técnica é possível entrar numa sala de operações em cadeira de rodas (por obrigação física e não por protocolo) e sair a caminhar.



Para realizar a cirurgia são feitas apenas duas pequenas incisões, com cerca de 1 cm, no local da fractura.







Nestas incisões são inseridos dois pequenos instrumentos, com a grossura de um lápis, que irão perfurar o osso fracturado.



Estes instrumentos inserem o balão, que irá ser insuflado para preencher o espaço comprimido pela pressão.

Depois de insuflado, o balão repõe o tamanho normal do corpo vertebral. Nessa altura, o balão é novamente desinsuflado para ser inserido um cimento ósseo que preencherá o espaço.
Depois da cirurgia os doentes recuperam a liberdade de movimentos e põem um fim naquilo que os incomodava: a dor.

Apesar dos benefícios desta cirurgia, poucos são os doentes - e os médicos - que a conhecem.

É, por esse motivo, urgente promover os mecanismos de detecção de fracturas da coluna e seus tratamentos, bem como dismistificar as cirurgias em si, já que estas são normalmente vistas como procedimentos complicados e dolorosos, levando os doentes a evitar o tratamento e, consequentemente, a piorar a sua qualidade de vida.

Não significa isto que podemos deixar de ter cuidados com a saúde, para evitar o aparecimento e avanço da osteoporose. A ingestão de cálcio e vitamina D, o exercício físico e apanhar todos os dias um pouco de sol são meio caminho andado para a prevenção, sempre acompanhados da visita ao médico e a realização de exames como a densitometria óssea e outros que o seu médico indicar.

Imagens retiradas de www.spinalfracture.com

Sem comentários:

Enviar um comentário